Correntes de Palavras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

  Como Trabalhar os Sentidos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
Isabel


Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

 Como Trabalhar os Sentidos Empty
MensagemAssunto: Como Trabalhar os Sentidos    Como Trabalhar os Sentidos Icon_minitimeSeg Jun 28, 2010 4:35 pm

Citação :
Ao ler uma história bem escrita, você não apenas vê o que está sendo contado, mas ouve sons, sente cheiros e experimenta sensações de frio ou calor. é isso que nos faz entrar de corpo e alma naquele mundo criado pelo autor. é isso que nos faz sentir parte da história, compartilhar experiências com os personagens e "estar" nos lugares por onde eles passam. Mas como fazer nosso texto ter esta mágica? O mais importante é você, como autor, entrar na pele dos seus personagens e tentar responder algumas perguntas, como por exemplo:

Quais os tipos de odores podem estar presentes neste lugar e/ou situação em que o personagem se encontra?

Quais os sons que podem estar sendo emitidos no ambiente?

Qual a temperatura? Se o personagem está na água, esta está fria ou quente? Se alguém toca no personagem, a mão do outro está quente ou fria?

O objeto que está sendo manipulado pelo personagem é macio? Duro? Flexível?

Continue fazendo perguntas como estas e as respostas irão criar uma atmosfera bastante realista. Aí vão alguns pontos que podem ajudar a estimular os sentidos dos seus leitores:

Cheiros - Se o personagem principal encontrou com sua amada, ele deve ter sentido seu perfume. Se ele entrou em um restaurante, certamente sentiu o cheiro da comida sendo preparada na cozinha. Se alguém está preparando um café, o ar ficará tomado por aquele aroma delicioso.

Sons - Uma arma caiu da mão do mocinho e isso faz com que o barulho seja ouvido pelo vilão. Perdido na floresta, o menino escuta o ruído de uma corredeira. O trânsito na grande metrópole faz com que o personagem leve as mãos aos ouvidos para tentar livrar-se daquele barulho ensurdecedor.

Temperatura - A chuva deixa a roupa de seu personagem totalmente molhada e quando o vento sopra um pouco mais forte, ele procura abrigo para fugir do frio. Ao segurar em um cano de metal, o menino se assusta e tira a mão rapidamente, mas as bolhas começam a aparecer e demonstrar a gravidade da queimadura. Ao mergulhar, sentiu a água gelada envolvendo seu corpo.

Nem sempre é preciso descrever diretamente o cheiro, som ou a temperatura. Você precisa tomar o cuidado de deixar que o leitor "viva" a experiência. Como exemplo prático, vou mostrar abaixo um trecho de "Teia Negra" onde uso esta técnica:

Kremer e Guilherme passaram pela casa andando do lado oposto da rua, tentando não chamar atenção. Estavam abaixados atrás de uma picape quando o Mercedes prata apareceu na curva, a menos de vinte metros de onde estavam. Guilherme fez o sinal combinado para Camargo, que ligou a sirene azul e subiu a rua em disparada, atravessando o carro na frente do Mercedes, que freou bruscamente, deixando um forte cheiro de borracha queimada. Ao mesmo tempo ele e Guilherme colocavam uma tábua, com grandes pregos, por trás dos pneus traseiros do carro e apontavam suas armas para as portas. O motorista e o segurança desceram com as mãos para cima, pareciam não estar dispostos a reagir. Logo em seguida, Vicente abriu a porta traseira e saiu, segurando uma maleta na mão direita.

Repare que não descrevi o barulho da freada, mas tenho certeza que você ouviu claramente, não foi? Muito provavelmente, você também escutou o som da porta do carro sendo aberta. Procurei neste trecho dar a sensação visual da sirene azul sendo refletida nos carros e casas ao redor e deixar o ar carregado com o cheiro da borracha queimada. Será que funcionou? Espero que sim.

Julio Rocha
Ir para o topo Ir para baixo
https://correntesdepalavras.forumeiros.com
 
Como Trabalhar os Sentidos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como trabalhar menos e melhor
» Como ler uma imagem?
» Como Escrever Diálogos
» Como envio meu original?
» Como Escrever Finais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar a Criatividade-
Ir para: