Correntes de Palavras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Como Construir Personagens

Ir para baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
Isabel


Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

Como Construir Personagens Empty
MensagemAssunto: Como Construir Personagens   Como Construir Personagens Icon_minitimeSeg Jun 28, 2010 4:42 pm

Citação :
Como Construir Personagens I

Toda história tem ao menos um personagem. Pode ser uma pessoa, um animal, uma planta ou um objeto qualquer, mas ele sempre estará lá. é o personagem que trás vida para um livro. Faz rir, chorar, amar, respirar... Se você quiser contar uma boa história, terá que construir bons personagens. Se você conseguir que seu leitor fique verdadeiramente preocupado com o que acontece aos seus personagens, é por que você acertou! Quando nós gostamos de uma história, na maioria das vezes não é por que a trama é interessante ou por causa dos diálogos bem escritos, mas sim por que nos apaixonamos pelos personagens. é da natureza humana querer se relacionar com outras pessoas e um bom livro nos dá a oportunidade de conhecer "gente" nova. Podemos ficar sabendo de detalhes da vida de um personagem que talvez jamais saberíamos se este fosse uma pessoa do nosso círculo de relacionamentos. Lendo uma história bem escrita, você entende os motivos pelos quais aquele personagem age desta ou daquela forma. Por que está triste ou feliz. Após alguns anos, você provavelmente irá esquecer os detalhes da trama, poderá até mesmo esquecer como o livro acaba, mas jamais irá esquecer um personagem com quem você tenha se identificado e vivido momentos emocionantes.

Alguém uma vez disse que para escrever uma boa história, você precisa se concentrar em três pontos: personagens, personagens e personagens. Se você conseguir criar pessoas interessantes, tem ótimas chances de conseguir criar uma história interessante. Tudo gira em torno de personagens, portanto, antes de pensar em escrever, defina quem será o personagem que dará vida à sua obra e dê à ele um passado, um presente e um futuro. Olhe em sua volta, você está cheio de exemplos. Pessoas que passam e interagem com você a todo o instante. Passe a olhá-las com mais interesse. Analise seu comportamento. Veja como falam, como gesticulam, como reagem à determinadas situações. Lembre-se que pessoas precisam ser amadas, sentem-se sozinhas, aflitas, alegres, apaixonadas. Você precisa levar esta vida para o seu texto e fazer com o leitor reconheça seus personagens quando elas aparecerem na história, mesmo que seja o pior dos vilões.

Como exercício, leia um trecho de um livro que você tenha gostado muito, onde o autor descreve o principal personagem. Veja como ele lida com os sentimentos, emoções e reações deste personagem. Descubra que traços físicos ou psicológicos fizeram com que você fosse capaz de identificar o personagem em vários pontos da trama, sem que fosse preciso sequer mencionar o seu nome.



Como Construir Personagens II

Sua história pode ser muito bacana, ter viradas incríveis na trama, um final memorável, etc, etc, etc. Porém, se você não tiver ao menos um personagem forte, em que o leitor acredite e se preocupe com ela, todo seu trabalho para desenvolver a trama pode ir por água abaixo. O leitor precisa gostar dos personagens, se preocupar com eles e, principalmente, acreditar neles. Portanto, o mais importante, é que seus personagens tenham credibilidade. Mas como contruir esta credibilidade? Vamos lá:

1. Seus personagens precisam de um passado. Nossa personalidade é construída sobre uma série de acontecimentos em nossas vidas. Quem somos hoje é resultado do lugar onde moramos, da convivência com as pessoas que passaram por nossas vidas, do colégio em que estudamos e por aí vaí. Seus personagens têm que ter vivido tudo isso. Eles precisam de uma história, mesmo que você não conte esta história para o leitor. é com base nesta história, que pode ser construída desde a infância, que você irá obter as reações, os sentimentos, o jeito de falar, os medos, as angústias, as alegrias, os prazeres e tudo mais que seu personagem irá transmitir para o leitor. Uma forma prática de fazer isso, é pegando uma folha de papel ou abrindo um novo documento no computador e escrever este passado. Crie um perfil social, psicológico e físico para cada personagem que desempenhe algum papel importante em sua história.

2. As reações e decisões de um personagem devem estar em linha com seu perfil. Exemplo: Uma pessoa forte e determinada não pode ser colocada em uma situação onde esteja amedrontada e totalmente indefesa. Qualquer situação de risco, deve ser enfrentada por este personagem com força e determinação. Isso não quer dizer que ele não possa estar com um pouco de medo ou preocupado, mas sim que os traços de força e determinação não podem simplesmente desaparecer de uma hora para outra.

3. Quando estiver escrevendo, procure entrar na pele de seu personagem. Veja com os olhos dele, sinta o que ele estiver sentindo. Isso irá tornar o personagem mais verdadeiro, mais lógico e mais &quothumano" para o leitor.

O leitor precisa identificar um padrão de comportamento em seus personagens, mesmo que, de vez em quando, você o surpreenda com alguma reação inesperada. Lembre-se que esta "reação inesperada", também deve estar dentro do perfil do personagem, a não ser que este personagem tenha algum desvio de personalidade, o que, na prática, também faria parte do perfil.

Ao terminar de ler um livro onde algum personagem tenha conquistado você, procure ler novamente alguns trechos e identifique quais foram as técnicas usadas pelo autor para construir a credibilidade do personagem. Estou certo que você irá identificar muito do que acabamos de falar aqui.




Como Construir Personagens III

Vamos continuar falando sobre personagens e métodos para torná-los inesquecíveis para os leitores. Algumas coisas, além do perfil que falamos na edição anterior, são muito importantes na construção de seus personagens. Um ponto fundamental é a identificação do personagem. O perfil irá ajudar nisso, sem dúvida, mas outras coisas devem ser levadas em consideração:

1. Seu personagem pode ter alguma característica que o identifique claramente. Exemplos: a cor do cabelo, um penteado diferente, uma marca de nascença, um defeito genético ou causado por alguma doença ou acidente, uma tatuagem, etc. Esta marca de identificação pode, inclusive, reagir ao ambiente ou à situações. A marca de nascença pode doer quando a heroína estiver em perigo, a tatuagem pode mudar de cor quando uma tempestade se aproxima e assim por diante. A marca também pode ter uma história. Quem não se lembra da cicatriz de Harry Potter e como ela fica em brasa quando Voldemort está por perto?
Quando escrevi "Teia Negra", dei a Michael, o personagem principal, uma tatuagem que foi feita em cima de uma cicatriz. A tatuagem teve direito a uma história e desempenhou papel importante durante a trama. Veja o trecho onde Michael decide fazer a tatuagem: "...Michael decidiu fazer uma tatuagem no ombro ferido. A figura, símbolo da justiça, ganhou vida ao ter sua espada realçada em alto relevo. A cicatriz tornou-se a lâmina da justiça e inspirou Michael a tornar-se um dos mais experientes agentes...".

2. Não confunda seu leitor com nomes de personagens muito parecidos uns com os outros. Imagine se em uma mesma página os personagens Reinaldo, Ronaldo e Rinaldo se encontram para um caloroso bate-papo? Uma dica é usar nomes que comecem com letras diferentes, assim fica mais fácil para o leitor identificá-los.

3. Procure usar nomes da mesma época em que sua história se passa. De preferência, pesquise os nomes das gerações de famílias que viveram nos mesmos anos em que seus personagens vivem. Tirando os casos em que você queira fazer humor, não coloque nomes que não estejam relacionados ao povo ou à cultura que está sendo citada em sua trama. Imagine um japonês chamado Manuel da Silva!

4. Use nomes que combinem com seus personagens. Uma linda moça com um nome horrível não faz muito sentido e vai deixar o leitor incomodado. é claro que se o nome foi dado por causa de uma vingança ou se exerce algum outro papel importante na trama, esta regra não se aplica.
Julio Rocha
Ir para o topo Ir para baixo
https://correntesdepalavras.forumeiros.com
 
Como Construir Personagens
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como Filtrar as Descrições Através dos Personagens
» Como Descrever Personagens, Locais e Objetos
»  Como Trabalhar os Sentidos
» Como ler uma imagem?
» Como argumentar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar a Criatividade-
Ir para: