Correntes de Palavras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Como Manter o Leitor Interessado

Ir para baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
Isabel


Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

Como Manter o Leitor Interessado Empty
MensagemAssunto: Como Manter o Leitor Interessado   Como Manter o Leitor Interessado Icon_minitimeSeg Jun 28, 2010 4:38 pm

Citação :
Um dos grandes desafios de quem escreve é manter o leitor interessado o suficiente para que este chegue até o final da história. De vez em quando, pegamos um livro para ler e não conseguimos mais desgrudar dele até chegarmos na última página. Eu estava um pouco receoso de falar sobre isso, pois não sabia se já teria assimilado bem esta técnica. Agora, depois de receber dezenas de e-mails de leitores dizendo ser exatamente esta uma das principais características de Teia Negra, estou um pouco mais confortável para tratar deste assunto. Sem dúvida, um dos melhores elogios que um autor pode receber é quando um leitor diz não conseguir mais parar de ler a história. Mas como atingir este objetivo?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que qualquer leitor é movido pela curiosidade. Você, como autor, é responsável por manter o leitor curioso sobre o que virá a seguir, portanto deve tomar alguns cuidados para que sua trama não se torne monótona e previsível. Vou relacionar abaixo alguns pontos para ajudá-lo nesta tarefa:

1 - Não conte tudo de uma vez. Deixe sempre alguns detalhes da trama para serem revelados aos poucos, assim o leitor irá esperar por mais informações sobre um determinado personagem ou uma situação que tenha ocorrido anteriormente;

2 - Apesar de seus personagens terem que se comportar de forma lógica, nada impede que eles tenham atitudes imprevisíveis de vez em quando. Isso faz com que o leitor fique em dúvida de como o personagem irá sair de determinada situação;

3 - No final de cada capítulo deixe um "gancho". Esta técnica é muito usada pelos principais autores. Para criar um "gancho" você deve deixar alguma situação sem solução no final do capítulo. Como exemplo, o herói pode estar em uma situação de perigo e você encerra o capítulo naquele exato momento em que parece não haver mais saída. A continuação da "cena" pode ser já no próximo capítulo ou você pode até mudar de assunto, voltando no capítulo seguinte. Só tome cuidado para não deixar passar muito "tempo" entre o gancho e o restante da ação, isso pode deixar o leitor frustrado. Outro ótimo exemplo desta técnica é o final do capítulo de uma novela na TV, repare que você sempre tem que esperar pelo dia seguinte para saber o que vai acontecer.

Embora os "ganchos" sejam extremamente eficientes em marter os leitores interessados, eles são apenas uma parte da obra. Não irá adiantar ter excelentes "ganchos" no final de seus capítulos se, por exemplo, seus personagens não forem interessantes.

Para encerrar, vou deixar o trecho final do capítulo 30 de Teia Negra. Aqui uma pergunta fica no ar e eu "convido" o leitor para juntar-se a Michael na busca pela verdade.

Voltando para seus papéis, ele começou a ler sobre as regras estabelecidas pelo governo brasileiro para a exploração de petróleo. Não achou nada interessante. Passou a pensar na morte de Robert. Tudo o que eles haviam descoberto até agora, mostrava que muitos interesses estavam em jogo, mas nada que justificasse um assassinato. Robert deve ter descoberto alguma outra coisa que o tornou uma ameaça maior. Isto era o que Michael precisava descobrir. O que Robert sabia?

Julio Rocha
Ir para o topo Ir para baixo
https://correntesdepalavras.forumeiros.com
 
Como Manter o Leitor Interessado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como Fazer seu Leitor Rir
» Como Fazer seu Leitor Chorar
» Como Criar uma Conexão Emocional Entre Leitor e Personagem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar a Criatividade-
Ir para: