Correntes de Palavras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Como Escrever Cenas de Sexo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
Isabel


Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

Como Escrever Cenas de Sexo Empty
MensagemAssunto: Como Escrever Cenas de Sexo   Como Escrever Cenas de Sexo Icon_minitimeSeg Jun 28, 2010 4:26 pm

Citação :
Se você pensa que vou explicar como escrever uma cena de um filme pornô, pode esquecer. O objetivo desta dica é apresentar os fundamentos para uma boa cena de sexo que se encaixe em um romance, mistério, policial, drama, terror, fantasia, etc. Repare que usei a palavra "encaixar" e este é o ponto fundamental a ser considerado quando você decide inserir uma relação sexual no meio do seu texto. A cena deve, obrigatoriamente, acrescentar alguma coisa à trama, seja um novo elemento que ajude a esclarecer um mistério ou uma característica de um personagem que, até então, não havia se manifestado. O importante aqui é que ela faça parte do todo e não seja apenas um relato pornográfico gratuito, sem qualquer função no desenrolar da história. O que você quer, na maioria das vezes, é uma cena de amor com conteúdo sexual e não o ato sexual puro e simples.

Normalmente, uma cena de sexo serve para mostrar:

- Aquisição: como a conquista de um novo amor.

- Retenção: o momento em que o casal reforça seus laços e a união fica ainda mais forte na trama.

- Perda: um adeus, uma despedida desejada ou não.

A cena pode, e deve, mostrar a intimidade entre os personagens, assim como usar elementos como o fingimento ou insatisfação para estabelecer o clima da relação como um todo.

Para ajudá-lo a decidir como a cena deve ser escrita, vou deixar algumas perguntas para reflexão:

- Qual o real objetivo da cena?

- Que tipo de conflito ou harmonia entre os personagens você deseja mostrar?

- Quão explícita deve ser a cena?

- Qual será a influência desta cena nos capítulos seguintes?

Lembre-se que, como na vida real, nem sempre uma relação sexual é perfeita. Pode acontecer de um dos parceiros falhar, o ato ser interrompido por algum fator externo ou um dos dois pode se arrepender e desistir. Não esqueça do ambiente. Um dos personagens pode estar "desligado" do momento, por estar preocupado que o bebê comece a chorar. Um quadro com a foto do pai da moça pode deixar o rapaz incapaz de seguir adiante e por aí vai.

Aqui valem as mesmas regras de "Como escrever lutas e combates": é preciso estabelecer claramente qual é o personagem que detém o ponto de vista (POV - vide dicas anteriores sobre o assunto) e mostrar a cena através deste personagem. O que o personagem está vendo, sentindo, pensando? Se você se colocar no lugar deste personagem, ficará muito mais fácil escrever a cena.

Cuidado com o tom da cena. Você deve definir antes, se a cena será engraçada, séria, romântica ou erótica e usar as palavras adequadas. Compare duas versões de um mesmo trecho de cena e entenda o que quero dizer:

Versão 1:

Clarisse sentiu o corpo estremecer quando Lauro tocou seus seios, enquanto a beijava suavemente. Ela só conseguia pensar o quão feliz seria sua vida dali para frente. Agora que havia conquistado o homem da sua vida, nada mais importava. Ele começou a desabotoar sua blusa e ela soltou um suspiro quando aquela mão quente e forte apertou suavemente seu seio esquerdo...

Versão 2:

Clarisse quase teve um treco quando Lauro meteu a mão em seus peitos, enquanto tacava-lhe um baita beijo na boca. Ela só conseguia pensar na idiota da Sheila, que deixara escapar um pedaço de homem daquele. Ele começou a arrancar sua blusa e ela quase gozou quando aquela baita mão quente e forte espremeu seu seio...

Diálogos durante cenas de sexo são importantes para dar vida e realismo, mas atenção: eles devem ser interessantes e não apenas "Eu te amo... eu te amo...".

Evite interromper uma seqüência de cenas de ação com uma cena de sexo. Isso pode levar seu leitor a ficar se perguntando: "Quem é esse cara que tem tempo para namorar enquanto está sendo perseguido por bandidos?" Em alguns casos, é melhor deixar registrado para o leitor que uma cena de sexo aconteceu, do que descrever a cena em detalhes. Fiz isso em Teia Negra e funcionou muito bem.

Julio Rocha
Ir para o topo Ir para baixo
https://correntesdepalavras.forumeiros.com
 
Como Escrever Cenas de Sexo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como Escrever Cenas de Sexo
» Como Escrever Cenas de Suspense
» Como Escrever Pensando em Cenas
» Como Escrever Finais
» Como Escrever Inícios

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar a Criatividade-
Ir para: