Correntes de Palavras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 10 dicas para escrever em múltiplos blogs em simultâneo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
Isabel


Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

10 dicas para escrever em múltiplos blogs em simultâneo Empty
MensagemAssunto: 10 dicas para escrever em múltiplos blogs em simultâneo   10 dicas para escrever em múltiplos blogs em simultâneo Icon_minitimeSáb Jan 09, 2010 12:01 pm

Citação :
Hoje em dia existem inúmeras razões para escrever e correr múltiplos blogs em simultâneo. Um único autor é capaz de lidar com vários projectos e isso pode ser-lhe benéfico por variadissimas razões. Quando falo em escrever em múltiplos blogs, refiro-me não só aos seus projectos pessoais, que com toda a certeza serão suficientemente motivadores, mas também escrever em outros blogs através de guest-posts. Quem não tiver a capacidade de aproveitar os guest-posts, certamente não faz ideia do enorme potencial que eles têm.

Porquê escrever em múltiplos blogs?

Para variar as suas fontes de rendimento;
Para encontrar novas redes de amigos e bloggers que partilham gostos semelhantes;
Para aumentar o seu nível de exposição mediática;
Para encontrar novos tipos de audiências;
Para aumentar o seu volume de tráfego directo;
Para diversificar o seu raio de acção, tanto em conteúdo como em área;
Para aumentar o seu número de backlinks;
Etc.
Como referi, existem inúmeras vantagens e razões para escrever em vários blogs em simultâneo. No entanto, uma das dificuldades latentes aos autores de multiplos blogs prende-se com a sua capacidade de gestão e orientação. Desengane-se se pensa que escrever e correr vários blogs próprios é uma tarefa fácil, ainda para mais se pretender escrever alguns guest-posts com regularidade, para outros blogs. A pensar nisso trago-lhe hoje algumas dicas importantes para o ajudar a gerir essa árdua tarefa de escrever em múltiplos blogs e ainda assim ser bem sucedido.


Imagem por Paul Mayne
1. RESUMIR AS IDEIAS
O primeiro passo a dar, quando se pretende escrever para múltiplos blogs de outros autores é manter uma listagem com ideias e opções válidas para a construção de novos artigos. Esqueça para qual blog você irá escrever a seguir, ou qual deles irá aceitar a sua ideia A ou B. O importante é manter uma listagem de ideias e potenciais artigos, que aos poucos você poderá desenvolver por si próprio. Se não mantiver um registo daquilo que poderá vir a fazer, o mais provável é esquecer-se de grande parte das ideias que vai tendo.

2. SUBSCREVA OS BLOGS ONDE ESCREVE

Se escreve com alguma regularidade guest-posts para outros blogs, procure subscrever esses mesmos blogs de forma a manter-se actualizado sobre o que por lá se vai passando. Manter este tipo de contacto pode ser importante para compreender as necessidades dos leitores desse blog, quais os tópicos que foram recentemente abordados, que tipo de assuntos geralmente provoca maior contestação e/ou popularidade, entre outras coisas.

3. AJUDE A AUTO-PROMOVER-SE

Quando um determinado blog publica um artigo seu, você poderá ajudar-se a si mesmo, votando nesse artigo nas redes sociais, enviando-o para os seus amigos, linkando para ele através dos seus próprios blogs, entre outras coisas. Se esse artigo se tornar popular, é bem provável que os danos colaterais lhe sejam extremamente benéficos ao longo do tempo e em especial se se tratar de um artigo intemporal ou de um verdadeiro linkbait.

4. MANTENHA UM HISTÓRICO

Se você por ventura tem capacidade para escrever múltiplos conteúdos com alguma facilidade, então certamente ser-lhe-á complicado manter um registo sobre aquilo que já escreveu e/ou pretende escrever. Para contornar esse aspecto, é importante que mantenha um histórico daquilo que já fez e daquilo que ainda não fez. Dessa forma será possível controlar os artigo que já escreveu, que assuntos abordou, em que blogs participou, entre outras coisas. Repetir-se não é uma vantagem.

5. RECICLAGEM

Uma das grandes vantagens dos guest-posts, é que independentemente de serem publicados ou não, podem ser sempre reciclados. Imagine que escreve um determinado artigo para um determinado blog alvo, e esse artigo é rejeitado. Você poderá entre muitas coisas, reformulá-lo para se encaixe nos padrões desse blog, submetê-lo à apreciação de um outro autor, publicá-lo no seu próprio blog, etc. Tudo aquilo que você escreve, independentemente de ser publicado ou não, pode ser sempre reciclado e aproveitado. Digamos que nunca é trabalho deitado ao lixo

6. PORTFÓLIO



Recentemente tenho visto crescer o número de escritores de artigos em Portugal (não sei se o mesmo se passa no Brasil), pelo que para quem tem realmente uma boa capacidade de escrita, ter um portfólio online com alguns dos artigos publicados ou vendidos poderia ser uma grande vantagem. Se por ventura não pretende tornar-se um escritor profissional ou vender esse tipo de trabalho, seria importante referenciar alguns dos seus artigos no seu próprio blog, como forma de o auto promover, como referi no ponto nº3.

7. APROVEITE OS MELHORES ARTIGOS

Já uma vez referi aqui num artigo, que por vezes se um dos seus artigos é realmente muito bom, você poderia equacionar enviá-lo para um outro blog mais popular e que tenha capacidade de direccionar grande quantidade de tráfego para o seu blog. Colocar todos os melhores artigos nos seus blogs pessoais por vezes não é a melhor estratégia, especialmente se ainda não tem um volume de tráfego considerável e capaz de absorver essa informação.
O mesmo se aplica ao caso de ter vários blogs próprios. Mantenha a qualidade dos artigos num nível elevado, mas procure dispersar esses artigos chave por vários dos seus blogs.

8. OS COMENTÁRIOS

O que acontece com frequência com alguns guest-posters, é os próprios inserirem os artigos nos respectivos blogs alvo, e nunca mais se interessarem por eles. Os comentários aos seus próprios artigos são extremamente importantes, pelo que deverá sempre procurar responder a quem comenta os seus artigos. Eu geralmente digo sempre aos meus guest-posters que os artigos são deles e da sua responsabilidade, pelo que responder aos comentários passa a ser uma tarefa do próprio autor do artigo.

9. MANTENHA-SE ATENTO

Nos guest-posts uma das coisas mais importantes é saber emergir em nichos pouco explorados nesse mesmo blog alvo. É importante então que se mantenha atento ao que vai aparecendo e sendo escrito nesse mesmo blog, inclusivé subscrevendo-o como eu recomendei no ponto nº2, ao mesmo tempo que vai analisando os dados métricos dos seus próprios artigos. Veja qual o nível de aceitação nas redes sociais, o número de backlinks que ligam o artigo, o número de comentários, entre outros dados, e procure explorar as mais-valias que esse blog chave lhe poderá dar.

10. ESCRITA MÚLTIPLA

Todos nós temos alturas do dia, ou da semana, em que somos claramente mais produtivos. Aproveitar essas alturas para escrever múltiplos artigos pode ser uma enorme vantagem para si, mantendo então uma base de dados de posts que poderão ser submetidos em múltiplos blogs igualmente. Analise quais as alturas do dia em que está mais produtivo e rentável, e afunile essa produtividade para a criação de vários artigos, que mais tarde poderão ser ou publicados nos seus próprios blogs, ou enviados como guest-posts para outros autores. A escolha é sua.


Fonte
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://correntesdepalavras.forumeiros.com
 
10 dicas para escrever em múltiplos blogs em simultâneo
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar o nosso trabalho-
Ir para: